terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

VOLTA AS AULAS: DISCIPLINA TÁ COMBINADO.

A disciplina na escola não é questão de boa conduta nem de formação trazida de casa. Disciplina se aprende e é do interesse de todos, porque facilita a relação das pessoas com as coisas. Para que a turma se comporte, o exemplo é um dos caminhos.
Um erro comum é achar que a falta de disciplina é sempre do outro. Fala-se muito que as crianças de hoje não tem limites. É verdade. Mas nós, também não temos.
Se nós não somos disciplinados, porque esperamos um comportamento regular das crianças, como se fosse uma coisa natural, espontânea, quase herdada? Podemos conquistar o aluno para um projeto de disciplina conseguindo a admiração dele. Em sua origem, a palavra disciplina tem a ver com discípulo. Discípulo é uma pessoa que tem alguém como modelo e se entrega pelo valor que atribui a essa pessoa.
Com o tempo, perdeu-se o elemento de referência que havia antigamente. Isso tem de ser novamente conquistado, pouco a pouco, pelos dois lados.
Vemos que a disciplina é, cada vez mais, autodisciplina. Um exemplo é a lição de casa. Hoje em dia a maioria das famílias não tem um adulto com tempo disponível para ajudar nas tarefas de casa. A própria criança aprende a administrar essa tarefa e, se necessário, ela pede socorro. A autonomia é uma conquista, um aprendizado complexo e longo pelo qual as crianças desenvolvem a disciplina para dar conta de suas tarefas, relatam as professoras Jakeline e Neusa.

Disciplina é para a vida toda.
É preciso força de vontade.
É algo que se constrói por consentimento.
Facilita a relação das pessoas.
É um trabalho de todos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário