segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA DE ESTUDO- ESCOLA ATIVA

PARADA PEDAGÓGICA COM EDUCADORAS DAS ESC0LAS: ADELINA ZIERKE, EDITH GAMA RAMOS E EDITH KRIEGER ZABEL.


Na Tarde desta segunda feira, dia 29, tivemos a oportunidade de nos reunirmos para mais um momento de estudos e reflexões sobre a nossa caminhada na escola Edith Krieger Zabel, visto que estamos a caminho do quarto bimestre.

Acreditamos que essa parada de estudo é essencial para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo, independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.

Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática". (FREIRE, 1991: 58).

Para o autor, formação permanente é uma conquista da maturidade, da consciência do ser. Quando a reflexão permear a prática, docente e de vida, a formação continuada será exigência para que o homem se mantenha vivo, energizado, atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade.

Vários foram os momentos de estudos. Em primeiro lugar assistimos a um filme da TV escola e em seguida fizemos uma dinâmica sobre o tema. Depois partimos para a leitura e reflexão de um texto enviado pela secretaria municipal da educação e já aproveitamos também o gancho e combinamos uns detalhes da Mostra de Pesquisa até porque nós iremos fazer num mesmo espaço. E para finalizar, a Elaine iria fazer apresentação de um trabalho de pesquisa dela, mas como eu fui ao evento na praça sesquicentenário: Um ano do ponto do livro na praça não fiquei para o final. Mas foi uma tarde bem produtiva e de grandes contribuições por parte das três Unidades Escolares.

Inicio da dinâmica -trabalho individual
É na troca de saberes que se constroem
a possibilidade de aprender.
Nem sempre os alunos tem condições de...
resolver desafios iguais ao mesmo tempo.
É preciso planejar atividades diferentes para explorar
conteúdos distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário