domingo, 2 de setembro de 2012

HIGIENIZAÇÃO E SAÚDE

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA UNIDADE DOM JOAQUIM REALIZAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ALUNOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO!

Na manhã desta quinta-feira, dia trinta de agosto recebemos a visita dos profissionais de saúde entre elas a médica Dra. Marilane, a enfermeira Sabrina, a técnica em enfermagem Vilma e as agentes comunitárias de saúde Angela, Cíntia, Jaqueline, Josiane, Letícia, Marina, Vanessa e Verônica que desenvolveram um trabalho sobre os bons hábitos de higiene.

O trabalho teve início às dez horas da manhã com o teatro: Férias no Sítio da Vovó Júlia. Em seguida, apresentação de slides, vídeos, construção de cartazes entre grupos de alunos e apresentação do conteúdo.

Dando continuidade, fizeram também a prática de lavagem das mãos com as crianças, incentivando este bom hábito.

Nossas mãos estão em contato com o ambiente. Ao manipularmos alimentos, durante o convívio social e nas atividades do dia a dia. As mãos podem carrear microrganismos (bactérias, fungos e vírus) e causar doenças. Portanto, o hábito da lavagem destas é indispensável para nos manter saudáveis.

As crianças em idade escolar dividem espaços recreativos, educacionais e aprendem a viver em comunidade. Nesta fase, a criança está suscetível a adquirir doenças comunitárias tal como conjuntivites, gripes e muitos tipos de viroses, justamente por dividirem utensílios, copos, talheres, bebedouros, toalhas, brinquedos entre outros.

No espaço escolar os professores ensinam as boas maneiras e como viver em comunidade porque sabem  da importância desses hábitos e costumes, visto que permanecerão ao longo de toda a vida da criança.


 Lavagem das mãos
Apresentação dos trabalhos
Conteúdo muito bem exposto
 
 Todos  contribuíram na elaboração e explicação
 Teatro: Férias na casa da vovó Julia
A prevenção visa um futuro melhor
A saúde é fundamental para uma boa aprendizagem

Discussão  sobre a saúde: física, mental e social.
 Cada grupo usou de sua criatividade..
 para a elaboração dos cartazes
Foi um momento de muita reflexão e aprendizagem.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Foi um dia maravilhoso para nós estarmos com vocês, foi muito proveitoso e nos divertimos muito também em ver a empolgação das crianças em manejarem as tesouras, revistas,cartolinas...
    para mostrarem o que aprenderam! Foi um dia maravilhoso!Esperamos ter mais oportunidades!
    Obrigada contem comigo sempre!
    Um abraço a todos!
    Agente Comunitária de Saúde Vanessa.

    ResponderExcluir